quarta-feira, setembro 15, 2010

Projeto Cinema na Escola - Jovino em Cena




PROJETO CINEMA NA ESCOLA


  JOVINO EM CENA



APRESENTAÇÃO

De todos os seres viventes no nosso planeta o “homem” é o único capaz de produzir “arte”. Assim, desde os primórdios a arte faz parte de nossa vida, sempre nos diferenciando dos demais seres à nossa volta, pois por meio dela representamos o nosso mundo, expressamos nossos sentimentos e procuramos uma compreensão para aquilo que somos e fazemos.
O Cinema, conhecido como a Sétima Arte, é uma nova maneira de expressarmos nossas idéias, sensações, opiniões; é um novo jeito de nos conectarmos com outras pessoas e com o mundo ao nosso redor.
Assim, através do “Projeto Cinema na Escola” a nossa unidade escolar possibilitará aos nossos estudantes e seus pais/responsáveis o acesso à cinematografia, visando a formação sociocultural e política no âmbito Escolar.
Esse Projeto propõe ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da Escola, juntamente com a família dos educandos, incentivando a formação crítica e apreciativa.

JUSTIFICATIVA

            O aprendizado na Escola não pode se restringir unicamente ao cumprimento de horários, tarefas e exercícios, pois deve ir muito além do simples formalismo presente no repasse de conteúdos e trabalhos. Para que o desenvolvimento da aprendizagem seja plenamente alcançado, faz-se necessário sair da rotina escolar. Envolver os pais/responsáveis nessas atividades é essencial para a inclusão destes no cotidiano escolar de seus filhos.

OBJETIVO GERAL

            Inserir a arte do Cinema no processo de ensino-aprendizagem por meio de uma visão multidisciplinar, envolvendo a família do educando neste processo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Oportunizar aos educandos e sua família o acesso ao conhecimento da linguagem audiovisual;
- Apresentar o Cinema ao público-alvo como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento;
- Promover a integração e o desenvolvimento social, além de oferecer momentos de lazer aos alunos e sua família.


PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

   O grupo gestor da escola será responsável pelo projeto, que terá sua primeira exibição no dia do Encontro Pedagógico do mês de Outubro, tendo duração indeterminada, sendo renovado anualmente com respectivas adequações e melhorias.
O Projeto “Cinema na Escola” será dividido em duas etapas, sendo elas: (1º) o agendamento com os pais e (2º) a exibição do filme.
Na primeira fase os professores conversarão com os alunos em sala, falando da importância de todos participarem do projeto e será enviado aos pais /responsáveis ingressos pessoais e intransferíveis para que estes compareçam ao evento.
Na segunda fase será o evento propriamente dito. Será exibido um filme a ser escolhido previamente pelo grupo gestor que seja adequado a todas as idades. E durante o filme será distribuído pipoca e refrigerante a todos os presentes.
Para as crianças mais novas será oferecido um espaço para lazer com cama elástica durante a apresentação do filme, para que estas não atrapalhem o bom andamento do evento.

RECURSOS

- Data-show
- Computador
- DVD
- Cadeiras
- Copos descartáveis
- Saquinhos para pipoca
- Milho para pipoca
- Refrigerante
- Cama elástica
CRONOGRAMA
18/10 a 21/10 – Professoras conversarão com os alunos em sala sobre o evento
21/10 – Exibição do filme
AVALIAÇÃO

            Os alunos serão observados durante todo o “Projeto Cinema na Escola”, através da análise do interesse e participação.
BIBLIOGRAFIA

Site: <http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1557772> - Acessado em 14/09/2010

Um comentário:

  1. Parabéns pelo projeto!!!!!
    Foi maravilhoso, os
    alunos e os pais dos alunos do 4 ano B
    disse que foi ótimo e precisa ter mais!!!!
    Abraços!!!!

    Elisvania Barbosa

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós! Deixe seu comentário e sua sugestão.

Seguidores

Tecnologia do Blogger.